domingo, 29 de agosto de 2010

A psicopedagogia e a tecnologia: uma relação de aprendizagem

Os recursos tecnológicos, ao longo dos tempos, mudaram algumas concepções, como por exemplo, a relação de ensino e aprendizagem, bem como de tempo e espaço. Precisamos estar atentos para estas mudanças culturais, econômicas e sociais, pois elas interferem diretamente em como as pessoas passam a se relacionar, vestir, comer, e também, aprender. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos.
Acredito que as escolas, precisam repensar no uso das novas tecnologias dentro das instituições de ensino, pois a partir de softwares educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis, é possível criar diferentes espaços de aprendizagem, oportunizando a construção do conhecimento, ampliar a autonomia e a curiosidade, através do lúdico.
O trabalho psicopedagógico pode utilizar esta ferramenta tecnológica para a realização do resgate da aprendizagem, quando crianças, adolescentes ou adultos demonstram alguma dificuldade de aprendizagem, tornando-se um recurso psicopedagógico. Desta forma, frente de alguns softwares educacionais, o indivíduo pode se descontrair e esquecer que está em um lugar de “aprendente”, pois eles proporcionam um ambiente de aprendizagem em que as estratégias, operações lógicas, a reflexão, analise e síntese, são recursos para solução de desafios lúdicos em que é privilegiado a capacidade de cada um em enfrentá-los.
Nesse sentido, o uso da tecnologia, tanto na escola, em casa, quanto em um consultório psicopedagógico, pode- se incentivar a descobrir e estabelecer novas relações de aprendizagem com o objeto de conhecimento, por isso todo o cuidado na hora do planejamento e seleção desta ferramenta. Deve-se ter em mente o contexto sócio e cultural em que este sujeito esta inserido, quais as possibilidades de vivências significativas e desafiadoras desejo propor?  Eis a questão essencial na hora de planejar!

- Andréia Andrade, acadêmica do Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Metodista – IPA. Estudo e reflexão elaborados como requisito de avaliação para Disciplina de Psicopedagogia e Novas Tecnologias. Professora Ms. Elisângela S. Ribas.

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